sexta-feira, 25 de junho de 2010

Corpo Negro



Toda energia que incide e absorvida, e a mesma e emitida.Todo corpo negro absorve toda radiação incidida sobre ele, independente do comprimento de onda, direção e estado de polarização, essa radiação também não é refletida. E o corpo esta em equilíbrio térmico (temperatura constante e homogenia), mecânico (pressão constante), radiativo (toda radiação que entra no corpo é igual ao que sai), químico (todas as reações são balanceadas).
Corpo possui uma pequena abertura em sua parede. Toda a radiação incidente nesta abertura é absorvida, visto que a possibilidade de ser refletida dentro do corpo de forma a voltar pelo mesmo orifício é muito pequena. Por essa razão, a abertura é perfeitamente “negra”. A radiação que sai pela abertura alcançou equilíbrio térmico com o material que constitui o corpo. Essa radiação emitida pela abertura é denominada radiação de corpo negro e tem as seguintes características:
- É isotrópica (sistema que suas propriedades físicas independem da direção considerada, ou seja, suas propriedades são as mesmas em qualquer direção).

- não polarizada (vários elétrons oscilando independentemente, emitindo radiação)

- independe da constituição e da forma do corpo em questão

- depende apenas da temperatura do corpo e do comprimento de onda da radiação.



Fonte: http://www.fisica.ufs.br/CorpoDocente/egsantana/cuantica/negro/radiacion/radiacion.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário